terça-feira, junho 12, 2012

Torneio ''olímpico'' de quadribol ocorrerá entre 8 e 9 de julho em Oxford...

  Como todo fã de Harry Potter já devem saber, quadribol é um esporte popular em Oxford, estudantes da faculdade que leva o nome da cidade jogam com frequência, por exemplo. E a IQA confirmou detalhes quanto ao torneio que será realizado às vésperas das Olimpíadas.
  Por questões de marca registrada, a International Quidditch Association quis evitar problemas e batizou os jogos de Summer Games. As equipes serão dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e França; os jogos irão acontecer nos dias 8 e 9 de julho (este último quando começa as Olimpíadas de Londres).
   O Brasil possui apenas um time reconhecido pela IQA, onde já foi entrevista o seu criador, Vinicius Mascarenhas .

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM VINICIUS MASCARENHAS
OPD: Por que a pretensão de criar uma equipe de quadribol que seria conhecida nacionalmente?

Vinicius
: Sempre gostei da ideia do quadribol dos livros e filmes, e queria poder jogar de verdade. Quando conheci a IQA vi que pelo menos uma adaptação era viável e já havia sido implementada

OPD:
 Como foi a repercussão do time, ou seja, como você espalhou sua ideia até ter vários adeptos para formar a equipe inteira?

Vinicius
: Em princípio foi lenta, começando por amigos - a maioria da faculdade -, e depois passamos a usar mais as redes sociais. Aí o time ganhou maior visibilidade e muita gente entrava em contato. Principalmente para fazer entrevistas, solicitar participações em gravações de comerciais, etc. Como isso ocorria mais do que inscrições de membros, tivemos que cancelar a maioria.

OPD:
Por que resolveu seguir as regras internacionais? Depois do reconhecimento foi pressionado por alguém?

Vinicius
: A IQA estava lá antes de mim, promovendo copas mundiais havia anos, então não faria sentido inventar uma modalidade própria e tentar estabelecê-la como padrão em qualquer escala. Integrar o projeto de time à comunidade de fãs do mundo inteiro pareceu uma ideia mais legal, porque apoiaria o crescimento do quadribol em si.

OPD
: Como está o Rio Ravens atualmente? Aumentou o número de inscritos?

Vinicius
: Não, ultimamente temos estado em hiato sem previsão de recuperação imediata. Pouca gente se dedica; parece que os fãs mesmo se dispersaram.

OPD: 
O ''15 de julho'' ajudou nisto ou foi até mesmo antes da data?

Vinicius
: A estréia de DH: parte 2 foi uma das maiores oportunidades que tivemos para expandir a propaganda sobre o Rio Ravens. E a perdemos solenemente...

OPD:
A Warner patrocina ou sequer tem alguma relação com o R.R.?

Vinicius
: Não somos patrocinados nem temos qualquer vínculo com a Warner ou com J.K. Rowling. Nem a IQA, a propósito (digo: nem a IQA é afiliada à Warner e à autora).

OPD
: Nos EUA e Inglaterra o Quadribol é esporte de escolas e faculdades. Aqui no Brasil isso não acontece. O que você acha que pode atrapalhar esta aderência?

Vinicius
: Em primeiro lugar, sem a menor dúvida, a falta de interesse e compromisso do público - porque, com a força de um grupo unido como acontece por lá, é muito mais fácil convencer a universidade da seriedade do esporte. Tem até bolsa/scholarship, como nas demais atividades.
Em segundo lugar, da questão cultural no Brasil de que Harry Potter é coisa de criança ou de (sic) "gente retardada que acredita na ficção". O que leva à descrença, por parte de qualquer responsável por departamentos atléticos em instituições de ensino.

OPD:
Realmente, há este triste pensamento! Vocês tiveram a oportunidade de ir em alguma premiere de Harry Potter divulgar o trabalho? E existe patrocínio, da WB ou outra empresa?

Vinicius
: Ah, tivemos algumas propostas de gravações de comerciais e aberturas de eventos grandes (televisionados em cadeia nacional) com partidas e entrevistas. Mas nada de patrocínio em si. Do jeito que as coisas andam, eu mesmo não patrocinaria um time de um esporte que ainda não é forte (ou ao menos presente) no país.
Sobre prémière: já tivemos oportunidade, mas houve o problema recorrente da inatividade e falta de comprometimento.

OPD:
Fale-nos um pouco sobre você.

Vinicius
: Eu represento a IQA oficialmente no Brasil, e o Rio Ravens é atualmente o único brasileiro time registrado no banco de dados deles. Parece-me que há alguns fã clubes da série no Brasil que elaboraram regras próprias e jogam suas versões de quadribol, sem relação a IQA.
A IQA promove eventos em escolas fundamentais nos EUA, em que times levam os equipamentos e ensinam as crianças a jogarem. Aí as crianças que gostarem tem a chance de experimentar também.

OPD
: Necessita levar uma vassoura para jogar? Quanto é uma atualmente e qual site é o mais confiavel para comprar este tipo de produto?

Vinicius:
É altamente recomendado levar uma vassoura, porque é exigido pelo regulamento oficial - mas as pessoas não tem levado nos últimos jogos (que, embora escassos, acontecem). Eu comprei a minha no Mercado Livre. É uma réplica da Firebolt em plástico, é oca, leve, e fácil de pegar. Mas tem 7cm a menos do que as vassouras oficialmente permitidas pela IQA. Como não há um padrão estabelecido para vassouras, exceto a medida do cabo (excluindo-se a parte das cerdas nessa medida), qualquer vassoura serve mesmo.

OPD:
Por que o nome ‘’Rio Ravens’’?

Vinicius
: Existe uma tradição adotada por uma vasta maioria dos times descritos no livro Quidditch Through the Ages, em que se dá o nome de um time pela cidade de origem e um nome de animal que comece com a mesma letra. Resolvemos entrar na brincadeira também. Pensamos em Rio Rays e Rio Ravens, e decidimos que corvos são mais ágeis e legais do que jamantas. Holyhead Harpies, Wimbourne Wasps, Falmouth Falcons, Gorodok Gargoyles, etc.


 Quem sabe, no futuro, não tenhamos uma equipe para concorrer nos torneios internacionais da IQA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post, Potterhead? Pois comente...
Deixe sua opinião sobre o a notíicas... e também, sobre o Blog SagaPotter. Relate sobre o carregamento do site, dos vídeos, das fotos, e o que achou.
Valeu mesmo, Potterhead - sua opinião é magicamente magico!
(p.s: Seu comentário será 'moderado" - depois de uma hora é que ele vai aparecer no fim do post)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...