sábado, dezembro 17, 2011

Universidade dos EUA oferece curso de química baseado em Harry Potter


  
  Cada vez mais e mais professores estão se dando conta de que podem ministrar suas diciplinas junto a algo que chame mais a atenção dos alunos para que estes aprendam mais, e com mais vontade. Foi assim também o caso da professora Rebecca Lai, da Universidade Nebraska-Lincoln (EUA), que percebeu uma grande evasão nas aulas de ciência, especialmente por parte daqueles que consideram os cursos de química e física como os "menos interessantes". 
  Para reverter a situação, Rebecca criou o curso A Muggle's Guide to Harry Potter Chemistry ("Um Guia Trouxa para a Química de Harry Potter", em livre tradução), no qual os alunos podem esperar muito mais do que o laboratório de química de sempre.
"Realmente quero que os alunos aprendam ciências amplamente, então combinei duas das coisas que eu mais conheço, Harry Potter e química.", disse ela.


  A disciplina será oferecida pela primeira vez no próximo ano, como um teste. Será um curso de 15 semanas em que o mundo de Harry Potter será levado para o mundo real.


"Acho que é uma boa ideia para os adoradores de Harry Potter por aí", disse Charlie Bastain, um calouro da universidade. "Eu não gosto de ciências, mas gostaria de participar da disciplina só por causa disso [de Harry Potter]".


  O curso foi rapidamente criado - e rapidamente também foi aceito pela universidade. Rebecca diz ter ficado chocada com a enorme quantidade de emails que recebeu perguntando como se registrar para as aulas.

"Eu não tinha o curso confirmado até agosto, então não sabia se seria oferecido nessa primavera [outono aqui no Brasil] ou não.", explicou ela. "Eu apenas tinha contado para alguns colegas de trabalho."


  Durante o curso, os alunos aprenderão como transformar fantasia em realidade.

"Selecionei vários tópicos na série Harry Potter e encontrei maneiras de aplicá-los à vida de 'trouxas'.", disse Rebecca. "Por exemplo, aprender como uma poção do encolhimento pode ser conectada a produtos químicos que revertem o envelhecimento, como os antioxidantes."


  O curso experimental se tornou tão popular que o número de vagas precisou subir de 16 para 20. Depois desta, ela pretende ministrar o curso mais uma vez, durante o Halloween, quando os alunos poderiam se vestir como estudantes de Hogwarts para participarem da matéria. Os alunos também serão sorteados entre as quatro casas no começo do semestre r os grupos formados serão os mesmos das apresentações e projetos da turma.

"Com sorte, sortear os alunos em casas os permitirá conhecerem novas pessoas e também se acostumarem a trabalhar com todos os tipos de pessoas", explicou a professora.


O sorteiro será aleatório, então nem sempre a pessoa cairá na casa em que gostaria, completou Rebecca. O curso estará aberto para alunos não graduados, não importando em qual ano de estudos eles estejam.

"Parece que a aula será muito divertida, com os tópicos da matéria, como fogos de artifício e cerveja amanteigada.", disse Luke Stoppkotte, outro calouro.


  Sendo este o primeiro curso com o tema Harry Potter da UNL, Rebecca espera que o uso da cultura popular para ensinar cresça na comunidade acadêmica, e não apenas no curso dela.

"Não é apenas relacionado a Harry Potter, outros professores podem basear suas aulas em outras séries que trarão educação e entretenimento ao mesmo tempo", exemplificou Rebecca.


"Quero que todos possam experimentar esse curso, não apenas os com especialização em química. Quero que meus alunos aprendam o básico de um jeito divertido. Não é apenas um guia trouxa para a química, mas uma chance de eles se conectarem com sua criatividade."


Tópicos que serão ministrados no curso A Muggle's Guide to Harry Potter Chemistry:

- A Capa da Invisibilidade e a Tinta Invisível

- Ciência da Comida: Dementadores e Cerveja Amanteigada, Delícias Gasosas

- Oculus reparo

- O Elixir da Vida

- Plantas: Salgueiro, Azevinho, Teixo, Varinha das Varinhas

- Poções: Poção do Embelezamento, Poções para curar hematomas, Pus de BubotuberasBeautifying Potion, Poção capilar Sleakeazy

- Fogos de artifício, Poção de proteção ao fogo e Chifre de Erumpente

- Mandrágoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post, Potterhead? Pois comente...
Deixe sua opinião sobre o a notíicas... e também, sobre o Blog SagaPotter. Relate sobre o carregamento do site, dos vídeos, das fotos, e o que achou.
Valeu mesmo, Potterhead - sua opinião é magicamente magico!
(p.s: Seu comentário será 'moderado" - depois de uma hora é que ele vai aparecer no fim do post)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...