segunda-feira, abril 08, 2013

Livros da série Harry Potter está no ranhing dos livros favoritos dos professores britâncios




  A TES  - Times Educational Supplement -, revista educacional do jornal britânico The Times, entrevistou 500 professores primários e secundários de todo o Reino Unido sobre seus livros favoritos. Em tal entrevista, os professores revelaram o livro que mais gostaram de ler e que seus alunos deviam ler também.
  A série Harry Potter ficou em 3º lugar no ranking que possui, ao todo, 100 livros. Os livros de J. K. Rowling foram contados como um só e, juntos, ganharam uma posição de destaque.
  No número três está a série Harry Potter, sua alta posição atribuída particularmente pelo fato de todos os livros da série terem sidos agrupados como um. “As pessoas interpretam a pergunta em vários caminhos diferentes,” diz Marshall. “Se você pedir a alguém para escolher um livro de que gostaria de levar a uma ilha deserta, poderiam escolher um livro diferente daquele que responderiam se perguntassem ‘Qual o melhor livro que você já leu?’ Eu não acho que se perguntassem o melhor livro que já leram, diriam Harry Potter. Mas eles gostariam de levá-lo a uma ilha deserta.”
Mas existe temas que podemos retirar dos livros da lista que poderia nos contar algo sobre a profissão?
  Na verdade, a série Harry Potter desempenhou um papel fundamental estimulando os méritos de se ler um romance. “Desde Harry Potter, as pessoas estão mais felizes em falar sobre o quanto os livros infantis significam para eles,” completa Nicholas Clee, revisor de livros e ex-editor da revista The Bookseller. “Tornou-se mais aceito. Livros como Jogos Vorazes possuem uma passagem apelativa. Muitos adultos os leem. Como a série Crepúsculo.”
(…) A conclusão natural desse pensamento é que a única razão das listarem Jane Eyre ou O Senhor das Moscas como seus favoritos é que elas acham que deveriam. Mas Sheperd desafia isso. “Poucos desses livros são textos que você pode ensinar, então eles têm de ser clássicos suficiente para ligar esse intervalo de geração,” ela diz. E eles não são tão diferentes dos livros Harry Potter, como se supõe. “Em romances, o bem vence o mal – as pessoas amam isso, não amam? (…)”
  Veja a lista dos 20 primeiros:

Orgulho e Preconceito de Jane Austen
O Sol É Para Todos de Harper Lee
Harry Potter (série) de J.K. Rowling
O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte
Jane Eyre de Charlotte Bronte
1984 de George Orwell
O Senhor dos Anéis (série)  de J.R.R. Tolkien
A Menina Que Roubava Livros de Markus Zusak
O Hobbit de J.R.R. Tolkien
O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald
O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini
Jogos Vorazes (série) de Suzanne Collins
Te Amarei Para Sempre de Audrey Niffenegger
As Crônicas de Nárnia (série) de C.S. Lewis
Ratos e Homens de John Steinbeck
Birdsong de Sebastian Faulks
Fronteiras do Universo (série) de Philip Pullman
O Gruffalo de Julia Donaldson and Axel Scheffler
O Apanhador no Campo de Centeio de J.D. Salinger
As Aventuras de Pi de Yann Martel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post, Potterhead? Pois comente...
Deixe sua opinião sobre o a notíicas... e também, sobre o Blog SagaPotter. Relate sobre o carregamento do site, dos vídeos, das fotos, e o que achou.
Valeu mesmo, Potterhead - sua opinião é magicamente magico!
(p.s: Seu comentário será 'moderado" - depois de uma hora é que ele vai aparecer no fim do post)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...