sábado, janeiro 01, 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta...

Você está no Portal que vai levar você para conhecer mais de HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA... Fique sabendo de tudo sobre a segunda obra da inteligente J.K.Rowling.

Harry Potter and the Chamber of Secrets, 1998

Autora: J. K. Rowling
Editora britânica: Bloomsbury
Editora americana: Scholastic
Editora brasileira: Rocco
Editora portuguesa: Presença
Data de publicação: Julho de 1998
Lançamento no Brasil: Agosto de 2000
Páginas da edição britânica: 256
 

Páginas da edição brasileira: 287
Capí­tulos: 18
Tradução: Lia Wyler
Ilustradora: Mary GrandPré
Preço: R$ 26,60. Compre-o aqui.

 

                  Dedicatória




Inglês For Seán P. F. Harris, getaway
driver and foul-weather friend.

Português Para Séan P. F. Harris, motorista do carro
de fuga e amigo dos dias tempestuosos



Seán P. F. Harris
Era o melhor amigo de Jo quando estudava na escola Wyedean Chomprehensive e possuía um Ford Anglia turquesa que obviamente serviu de inspiração para o carro do Arthur Weasley.


                       Sinopse

  #Os Dursley foram tão mesquinhos e abomináveis durante aquelas férias de verão, que Harry Potter só queria voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na hora em que está arrumando as malas, contudo, ele recebe um aviso de um elfo estranho chamado Dobby, que diz que se Harry Potter voltar a Hogwarts haverá uma catástrofe#.
  #E ela, de fato, acontece. No segundo ano de Harry em Hogwarts, surgem novos tormentos e horrores. Agüentar o arrogante professor de Defesa Contra a Arte das Trevas, Gilderoy Lockhart, driblar o assédio do coleguinha deslumbrado que a todo custo queria fotografá-lo e conseguir um autógrafo, ignorar a tí­mida paixão e desviar da atenção indesejada de Gina Weasley, e suportar as lamúrias da Murta que Geme, um espí­rito que ocupa o banheiro das meninas, não é exatamente a melhor coisa que podia acontecer a Harry, mas, sem dúvida alguma, isso representa muito pouco diante do grande mistério que envolve a petrificação de alguns estudantes da escola. Quem ou o que estaria por trás daquelas ocorrências assustadoras? Seria Draco Malfoy, mais venenoso do que nunca? Talvez Hagrid, cujo misterioso passado é finalmente revelado? Ou o responsável por todo o pânico e tumulto seria aquele de quem todos na escola suspeitam… o próprio Harry Potter? Como descobrir e eliminar definitivamente a ameaça que está aterrorizando Hogwarts?#


                     Capí­tulos


01 – O pior aniversário (The Worst Birthday)
Nos lembramos dos primeiros acontecimentos durante o primeiro ano de Harry em Hogwarts, tio Válter faz um jantar para um convidado muito importante, eles conversam. E Harry comemora seu aniversário novamente sozinho e esquecido.
02 – O aviso de Dobby (Dobby’s Warning)
Dobby, um elfo doméstico, aparece no quarto de Harry para o advertir de não voltar a Hogwarts. O jantar dos Dursleys é arruinado pela travessura de Dobby, e Harry é preso e trancado com firmeza em seu quarto.
03 – A Toca (The Burrow)
Rony, Fred, e Jorge Weasley quebram a janela do quarto de Harry e o levam de carro até a Toca. Harry ajuda a exterminar os duendes do jardim da Sra. Weasley.
04 – Na Floreios e Borrões (At Flourish and Blotts)
Harry e os Weasleys recebem as listas de materiais exigidos por Hogwarts e vão para o Beco Diagonal por Pó de Flu. Harry acaba caindo na Travessa do Tranco, e escuta os Malfoys, felizmente ele encontra Hagrid, conhece o autor/professor Gilderoy Lockhart, e Arthur Weasley e Lúcio Malfoy.
05 – O salgueiro lutador (The Whomping Willow )
Toda a famí­lia Weasley e Harry vão com o Ford Anglia até a estação King’s Cross. Harry e Rony se atrasam para o trem e usam o carro voador até Hogwarts. A viagem segue cheia de emoções, e quando se aproximam dos terrenos do castelo, acabam colidindo com o salgueiro lutador.
06 – Gilderoy Lockhart (Gilderoy Lockhart)
Rony recebe um berrador, eles aprendam sobre mandrágoras em Herbologia. Colin Creevey pede uma foto autografada. Lockhart vira professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e eles aprendam sobre os Diabretes da Cornualha.
07 – Sangue ruim e vozes invisí­veis (Mudbloods and Murmurs)
Harry volta a praticar quadribol, eles discutem com o time da Sonserina. Harry e Rony cumprem detenção, e Harry ouve uma voz.
08 – A festa do aniversário de morte (The Deathday Party )
Harry é levado para a sala de Filch, descobre que Filch não é um bruxo. Nick-Quase-Sem-Cabeça convida o trio para a sua festa de aniversário de morte. Deixando a festa, Harry ouve vozes novamente. Ele vai seguindo o som com Rony e Hermione e acabam descobrindo escritas em sangue na parede e Madame Norra petrificada.
09 – A pichação na parede ( The Writing on the Wall)
O trio é interrogado sobre a gata petrificada. Hermione pergunta pela Câmara Secreta, então eles voltam à cena do crime, consultam a Murta Que Geme, e descobrem mais sobre o mistério.
10 – O balaço errante (The Rogue Bludger)
O trio vai até a seção restrita da biblioteca e pega um livro de como fazer a Poção Polissuco. Na partida de quadribol um balaço enfeitiçado persegue Harry, ele quebra um braço mas consegue o pomo de ouro. Lockhart tenta curar Harry, removendo seus ossos do braço. Madame Pomfrey o cura, Dobby faz uma visita e Colin Creevey é petrificado.
11 – O Clube dos Duelos (The Duelling Club)
Harry está curado, vai procurar seus amigos Rony e Hermione no banheiro feminino onde estavam preparando a Poção Polissuco, Hermione rouba os ingredientes da sala do professor Snape quando Harry cria uma distração na aula. Um clube de duelos é iniciado por Lockhart e Snape. Em um duelo com Draco, Harry descobre que é Ofidioglota. Rumores se espalham apontando Harry como responsável pelos ataques aos alunos, e esses rumores são impulcionados quando se depara com os corpos de Finch-Fletchley e Nick-Quase-Sem-Cabeça petrificados.
12 – A Poção Polissuco (The Polyjuice Potion)
Harry vai à sala de Dumbledore conversar, vê a fênix queimando, e sabe que Dumbledore não suspeita dele. Dia de Natal, são abertos os presentes, a Poção Polissuco está pronta. Crabbe e Goyle são dopados e tirado fios de cabelo e o trio bebe a poção. Disfarçados como Crabbe e Goyle, Rony e Harry interrogam Draco Malfoy e descobrem que ele não tem ligação alguma com a Câmara Secreta. Ao voltar ao banheiro das meninas, vêem Hermione transformada em gato.
13 – O diário secretíssimo (The Very Secret Diary)
O banheiro de Murta inunda, Harry acha o diário de Tom Riddle e o mostra para Hermione. Começa então uma caçada em busca do dono do diário. Lockhart cria um baile de dia dos namorados com duendes e cupidos. Naquela noite, Harry descobre o segredo do diário, volta a tempo, e ouve que Hagrid abrira a Câmara Secreta.
14 – Cornélio Fudge (Cornelius Fudge)
O trio decide não confrontar Hagrid, já que faz muito tempo e não há mais ataques. Os segundanistas escolhem suas matérias para o próximo ano, a prática de quadribol fica mais freqüente, Harry volta ao seu dormitório para pegar seu diário. Harry ouve uma voz novamente, Hermione corre à biblioteca, e a partida de Grifinória contra Lufa-Lufa é cancelada quando Hermione é atacada. Harry e Rony visitam Hagrid e escutam uma conversa entre Dumbledore, Fudge e Lúcio Malfoy.
15 – Aragogue (Aragog)
O medo toma Hogwarts com todos temendo novos ataques – menos Draco Malfoy que está desfrutando da situação. Seguindo a sugestão de Hagrid sobre aranhas, Harry e Rony entram na Floresta Proibida, acham o Ford Anglia, e são perseguidos por aranhas enormes, aprendem mais sobre a Câmara Secreta, e são salvos pelo carro.
16 – A Câmara Secreta (The Chamber of Secrets)
As provas finais iniciam, Gina age estranhamente, Harry e Rony visitam Hermione na enfermaria, ela tem a resposta ao segredo da Câmara (um basilisco), escutam às escondidas os professores, e descobrem que Gina foi levada pelo monstro. Lockhart tenta fugir, mas Harry e Rony o forçam a acompanhá-los até a Câmara pelo banheiro da Murta Que Geme, para salvar Gina. Eles destrancam o segredo da entrada. Lockhart tenta escapar usando a varinha quebrada de Rony, mas explode os blocos do túnel. Harry vai sozinho.
17 – O herdeiro de Slytherin (The Heir of Slytherin)
Harry acha Gina inconsciente, conhece Tom Riddle (que teve Gina sob seu poder através do diário), e ouve sua história. Fawkes, a Fênix, aparece com o Chapéu Seletor. Riddle (Voldemort) chama o basilisco para matar Harry, mas a fênix ataca e juntos eles o matam, destruindo também o diário, junto com Riddle.
18 – A recompensa de Dobby (Dobby’s Reward)
Harry conta a história para McGonagall e Dumbledore, Gina e Lockhart são enviados para a enfermaria, Lucio Malfoy e Dobby aparecem, e Harry liberta o elfo.


                         Capas



Alemanha

Dinamarca

Espanha

EUA

Finlandia

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Japão

Suécia

Ucrânia



                      CURIOSIDADES
 
- Harry Potter e a Câmara Secreta foi lançado mundialmente em julho de 1998, apenas cerca de um ano após a chegada de Pedra Filosofal nas prateleiras em língua inglesa. Contudo, no Brasil, devido ao fato de a série não ser ainda tão conhecida na época, foi lançado apenas em agosto do ano de 2000, sete meses após o lançamento nacional do livro anterior, traduzido por Lia Wyler;

- Segundo a autora J. K. Rowling, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Enigma do Príncipe são livros da série que possuem uma grandiosa ligação entre si, além de serem os que mais nos deram dicas sobre o que esteve por vir em Harry Potter e as Relíquias da Morte. E realmente, os fãs que já leram o último livro sabem que a autora está certa ao afirmar isso. Exemplos disso não faltam, como por exemplo, a existência do diário de Riddle e a habilidade de Harry de falar com as cobras, além de demais habilidades de Voldemort herdadas por Harry;

- Devido ao clima consideravelmente mais sombrio que toma conta do segundo livro (em relação à Harry Potter e a Pedra Filosofal) várias crianças, na época, sofreram um grande impacto emocional, sendo que algumas até mesmo abandonaram a série;

- O fato acima citado possibilitou e acentuou ainda mais as críticas que a Igreja Católica disparou contra a saga, acusando-a de ‘satanismo’, ‘culto à feitiçaria’ e tantas outras críticas sem fundamento que, algumas vezes, lastimavelmente ouvimos até hoje;

- Harry Potter e a Câmara Secreta é um dos livros preferidos da autora J. K. Rowling. Segundo ela, foi também o mais difícil de ser escrito em toda saga, em particular as explicações sobre as petrificações. 

                CRÍTICAS E RESENHAS

 
Omelete
Marcos Vinícius de Medeiros

Como na maioria das continuações, é compreensível a ocorrência de pensamentos conflitantes nos momentos que antecedem a leitura de Harry Potter e a Câmara Secreta (segundo volume da série de sucesso mundial, criação da escocesa J. K. Rowling, publicado na Brasil pela Editora Rocco, com tradução de Lia Wyler em 287 páginas). Antes de mais nada, existe a vontade de rever o menino bruxo e mergulhar de cabeça no universo de maravilhas apresentado em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Logo surgem as dúvidas. Será que a qualidade foi mantida? Será que Rowling é uma escritora de verdadeiro talento, capaz de manter vivo o interesse no personagem?

Já nos primeiros capítulos do livro, contudo, as dúvidas são esquecidas e fica difícil interromper a leitura antes de chegar ao final. Uma vez mais, a aventura começa no número 4 da rua dos Alfeneiros. É lá que residem os Dursley, família adotiva (e insuportável) de Harry - a pior que um jovem mágico poderia desejar, ainda mais como companhia no dia do seu aniversário. Pra sorte dele, seus melhores amigos logo aparecem e logo a turma toda está reunida. Estão lá o sardento Rony Wesley e a estudiosa Hermione Granger, além do gigante e parrudo Rúbeo Hagrid, guarda-caça da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A atenção aos detalhes e a habilidade Rowling nas caracterizações faz do reencontro uma experiência tão agradável para os leitores quanto para o nosso protagonista.
Em Hogwarts, o ano letivo chega acompanhado de um novo professor: Gilderoy Lockhart. Ele ensina Defesa Contra as Artes das Trevas e é uma celebridade no assunto. Extremamente vaidoso, se auto-entitula “O Sorriso Mais Simpático do Mundo”. Há também novos alunos. Um deles parece viver só para tirar fotos de Harry Potter. Gina, a caçula dos Wesley, apaixonada pelo menino mágico, também inicia seus estudos. Draco Malfoy entra para o time de quadribol da Sonserina (eterna rival de Grifinória - time do Harry) e torna as partidas ainda mais emocionantes. Ambos jogam na mesma posição, apanhador, por isso, a rixa entre os dois vai além do lado pessoal, e entra também nas quadras.

Engana-se, no entanto, quem imagina que as emoções ficam restritas ao campeonato de quadribol e ao cotidiano nada normal da escola dirigida pelo insuperável bruxo Alvo Dumbledore. Novamente, o menino que ganhou notoriedade entre os praticantes de magia por sobreviver, ainda bebê, ao ataque do campeão das trevas Voldemort, tem toda a coragem colocada à prova contra uma ameaça aterradora. O mistério começa quando alguns freqüentadores da escola são encontrados petrificados ao lado de uma mensagem cruel. O desenrolar da trama, naturalmente, não será revelado nesta resenha, pois o melhor a fazer é acompanhar com atenção cada detalhe do enigma nas páginas do próprio livro.

Rowling tem o mérito de mesclar humor e fantasia a doses fortíssimas de aventura, com direito até a aranhas gigantes, e alguns aspectos mais sérios, lentamente revelados no decorrer da narrativa. É sabido que em sua realidade, os bruxos geralmente nascem em famílias de bruxos. É o caso de Harry, que acabou sendo criado por trouxas - como são conhecidos os “não-bruxos” - após a morte de seus pais. Alguns porém, nascem em famílias de trouxas, como sua amiga Mione e, como não poderia deixar de ser, há famílias de mestiços. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, temos muito bem explorado o tema das diferenças e do preconceito com relação aos de origem “impura”. Além disso, o enredo expande e fortifica a mitologia própria da série. Embora seja uma aventura independente, suas ramificações envolvem o passado distante de Hogwarts, desde a época dos bruxos fundadores da Escola.

Algumas críticas recentes acusam Harry Potter de ser superficial e sua criadora, de se repetir muito. Comentários injustos, principalmente ao considerarmos o tanto de diversão que a série proporciona. E com maestria! O pequeno herói pode não possuir moralidade ambivalente e nem sua história servir de tese sobre a psicologia racista, mas sua inocência é parte da fórmula vencedora. O fascínio reside justamente em assistir a uma criança capaz de enfrentar o mal realizando ações dignas de guerreiros experientes. Com a passagem de um ano de um livro para outro, o amadurecimento surge de forma gradual, tanto nos personagens quanto nas próprias tramas. Harry Potter, afinal, é entretenimento inteligente e recomendado para todas as idades. Seguramente, um pouco de magia em nossas vidas não tem como nos fazer mal.



                       Resenhas


Abaixo se encontra uma lista com reviews de Harry Potter e a Câmara Secreta, que expressam a opinião dos mais renomados jornais, empresas, instituições e mídia internacional sobre o livro:


“Os fãs do fenomenalmente popular Harry Potter e a Pedra Filosofal não irão ficar desapontados quando reencontrarem Harry. O romance é marcado pela mesma audácia e humor sofisticado encontrado no primeiro livro, junto com inventividades, novidades e novos fatos da magia que irão novamente ter leitores ansiando para igualar Harry e seus amigos bruxos.” - School Library Journal.



“Rowling desenvolve sua magia e deixa os leitores ansiando por mais.” - Library Journal.



“Mais uma vez, Rowling escreve com uma combinação de engenhosidade e humor, além de um toque macabro que irá deixar os jovens e antigos leitores desesperados pelo próximo volume.” – Amazon.



“Aqueles que precisam de um pouquinho de magia, moralidade e um mundo místico não podem fazer nada melhor do que abrir um exemplar de Harry Potter e a Câmara Secreta. No novo Harry Potter, Rowling criou um herói tão bravo e leal quando o próprio Luke Skywalker.” - USA Today.


Harry Potter e a Câmara Secreta é uma maravilhosa seqüência, tão enigmática, encantadora e cativantemente satisfatória quanto seu antecessor.” - The Los Angeles Times.



“A vida em Hogwarts é repleta de surpresas. Rowling é habilidosa e engenhosa, preenchendo cada capítulo deste livro com mistério, suspense e terror ocasional, assim como de humor.” - St. Louis Post-Dispatch.


“Os fãs que tem ansiosamente esperado o retorno de Harry Potter ficarão fascinados. Rowling mesma poderia se graduar em Hogwarts, por sua habilidade de criar tanta fascinação, empolgação, criatividade, diversão e, acima de tudo, proporcionar tanta aceleração ao coração dos leitores” - Publishers Weekly.
  

                        PRÊMIOS
 
 
- Vencedor do National Book Award de 1999;
- Melhor Livro Para ‘Jovens Adultos’ do ALA;
- Livro Notável do ALA;
- Ganhador do Nestlé Smarties Book Prize de 1999;
- Vencedor do Scottish Arts Council Children's Book Award de 1999, importante prêmio escocês;
- Ganhador do FCBG Children's Book Award de 1998, na Categoria Melhor Livro Infantil e Melhor Romance;
- Vencedor do British Book Awards de 1998, na Categoria Livro Infantil do Ano;
- Eleito o Melhor Livro do Ano de 1999 pela School Library Journal;
- Vencedor do prêmio The Booksellers Association, na Categoria Melhor Autor do Ano de 1998;
- Vencedor do North East Scotland Book Award de 1998.

   
                         ENGANOS

- Na página 12 da edição brasileira de Harry Potter e a Câmara Secreta, que se passa no dia do décimo segundo aniversário do protagonista, é dito que “...há exatamente um ano, Hogwarts escrevera a Harry, e a história toda fora revelada...”, se referindo às cartas enviadas pela Escola, e não ao fato de Harry ter descoberto que era um bruxo. Mas, na verdade, as cartas de Hogwarts haviam sido escritas antes do décimo primeiro aniversário de Harry: ele apenas não conseguiu lê-las antes, e consequentemente só descobriu ser um bruxo depois daquele aniversário.
- Há uma contradição quanto ao andar em que se localiza a sala do professor Lockhart. Na página 105 da versão brasileira, quando o protagonista vai cumprir sua detenção com o professor Gilderoy, é descrito que “...Harry já ia se arrastando pelo corredor do segundo andar em direção à sala de Lockhart...”. Contudo, mais tarde, na página 123, Madame Nora é encontrada petrificada no segundo andar, e Lockhart diz a Dumbledore para usar sua sala para examiná-la, dizendo que é apenas no andar de cima. Sendo assim, seu escritório seria no terceiro andar, não?
- Na página 110 (95 na estadunidense) da edição brasileira, depois de Nick Quase Sem Cabeça ler sua carta que o impede de participar da caçada dos Sem Cabeça é dito que “...Nick Quase Sem Cabeça respirou fundo várias vezes e então disse, num tom muito mais calmo...”. – Fantasmas, contudo, não podem suspirar, pelo menos é o que diz a Murta Que Geme em Harry Potter e o Cálice de Fogo.
- Na página 157 da edição estadunidense de Harry Potter e a Câmara Secreta há um erro de digitação: “Suma... Daqui...- disse Perry, caminhando em direção a eles e começando a afugentá-los...”. A citação se refere ao personagem Percy, na verdade. O erro foi reparado nas primeiras edições do livro e continua a ser notado até nas mais recentes;

- Em Câmara Secreta, Percy Weasley tira cinco pontos de Rony pelo fato de o garoto estar saindo do banheiro da Murta Que Geme. Entretando, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, na página 508 da versão brasileira, quando Malfoy retira pontos da Lufa-lufa, Ernesto MacMillan enfatiza que “...apenas os professores podem tirar pontos das casas...”.

- A ilustração do capítulo O Balaço Errante, da versão estadunidense, mostra o braço esquerdo de Harry sem ossos. Contudo, em toda a história é citado que o braço direito de Harry foi que ficou sem os ossos.

- No ultimo capítulo de Câmara Secreta, nas versões estadunidense e britânica, Dumbledore diz a Harry que Lord Voldemort é o último ancestral vivo de Salazar Slytherin. Há um engano. Voldemort é o último descendente vivo de Salazar Slytherin. Na versão brasileira, contudo, o erro não apareceu. Provavelmente a tradutora Lia Wyler se deu conta dele e o arrumou.

- Na contra capa da versão britânica de bolso do segundo livro, na última página, onde há uma preview de Prisioneiro de Azkaban, é dito: “...Harry Potter deve voltar à Hogwarts depois de, acidentalmente, ter inflado sua insuportável tia Petúnia...”. Na realidade, como sabemos, ele inflou a tia Guida, e não Petúnia. 

  
                         DOWNLOADS


Para promocionar os livros da série potteriana, o site da Scholastic, editora da saga nos Estados Unidos da América, possui uma série de itens destinados a download:

- Pôster Especial: Através deste link, você pode baixar em seu computador um Pôster Especial de Harry Potter e a Câmara Secreta, que se trata de uma montagem com o letreiro do livro e dez ilustrações dos inícios dos capítulos da versão estadunidense, todas coloridas;
- Papel de Parede: Clique aqui para você pode fazer o download de um papel de parede de Harry Potter e a Câmara Secreta, cujo título é Ano 2;
- Marca Página: Clicando aqui você pode baixar um marca página promocional, com ilustrações de todos os livros da saga, inclusive de Câmara Secreta.


                         Audiobooks


 O Audiobook da versão americana teve como narrador Jim Dale, que narrou todos os outros livros da série.





O Audiobook da versão britânica teve como narrador Stephen Fry, que narrou todos os outros livros da série.






2 comentários:

  1. Obrigado se você entrou no meu Blog.
    A SAGAPOTTER vai agradecer mais ainda se você postar um comentário.

    ResponderExcluir
  2. Este é o livro de harry potter mais legal...

    ResponderExcluir

Gostou do post, Potterhead? Pois comente...
Deixe sua opinião sobre o a notíicas... e também, sobre o Blog SagaPotter. Relate sobre o carregamento do site, dos vídeos, das fotos, e o que achou.
Valeu mesmo, Potterhead - sua opinião é magicamente magico!
(p.s: Seu comentário será 'moderado" - depois de uma hora é que ele vai aparecer no fim do post)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...